Eu preciso falar que esse filme é completo. A trilha sonora, a fotografia e a história são simplesmente maravilhosas. O filme é composto de carroças cortando o oeste na vastidão do deserto até homens a cavalo andando ao pôr-do-sol, com uma trilha sonora imponente ao fundo. É lindo! Nunca pensei que um filme western iria me impressionar tanto.
A história é de John Dunbar, um tenente do exército americano, confederado durante a Guerra de Secessão, que tenta se matar durante um combate e acaba, involuntariamente, tornando-se herói de guerra. Como recompensa, acaba sendo transferido, por pedido dele próprio, a um posto na fronteira do oeste americana. O lugar é esquecido por Deus e os homens, e Dunbar descobre que não há ninguém lá, apenas ele. Ele e os índios que habitam a região, com quem inicia uma relação marcada pela desconfiança, a curiosidade, descobertas e admiração. Existe um ponto fraco no filme, sim, e é a história de amor entre Dunbar e a índia "De pé com Punhos".
Em 3 horas de filme, Costner adapta o bom livro de Michael Blake, que não tem a metade da competência do filme que origou. Porém Blake auxiliou no roteiro, o que foi crucial para que Costner se sentisse à vontade para produzir um western - gênero em decadência em 1990 - com mais da metade dos diálogos falados em Sioux. O mais interessante é que 4 anos antes, Costner encorajou Blake a escrever o livro, que durante dois anos foi rejeitado pelas livrarias.
Mesmo que a história de Blake seja boa, ela não seria percebida se não fosse transformada em filme. Porque Costner fez do filme, uma obra marcante em termos cinematográficos.
Convenhamos, acompanhar a história de um personagem que passa a maior parte do tempo conversando com seu cavalo e brincando com um lobo, não é tarefa das mais fáceis. Na época em que filmou "Dança com Lobos", Costner era o maior astro de cinema americano.
O filme foi vencedor de 7 Oscar, incluindo o de melhor fotografia. Esse foi o primeiro filme dirigido por Kevin Costner. Jonh Barry compôs a trilha sonora inteira, e se tornou uma das trilhas mais famosas da história do cinema. O Papa João Paulo II referiu-a como sendo uma das suas peças musicais preferidas.
- Diretor de Fotografia:
Dean Semler é o nosso diretor de fotografia do dia. Começou como fotógrafo de estúdio de TV e gerente da TV ABC. Ele é australiano e se tornou conhecido após fazer seu trabalho com Mad Max 2 de George Miller. O próximo projeto o uniu com Kevin Costner como diretor de Dança com Lobos, que como eu disse, lhe rendeu o oscar de melhor fotografia. Cinco anos depois, ele juntou-se com Costner novamente, em Waterworld. Semler participou de diversos filmes conhecidos, como Babe - Um porquinho atrapalhado, K-9, Click, 2012, Apaloosa, Eu os declaro Marido e Larry, O Colecionador de Ossos, entre outros.
No vídeo abaixo ele fala sobre o trabalho no filme "Dança com Lobos":
1 comentários:
Assistí há muito tempo... lembro que gostei muito. =)
Postar um comentário