7 de jan. de 2010

Quem quer ser um Milionário (2008)


Eu assisti esse filme sem ler sinopse nem nada, o nome em inglês (Slumdog Millionaire) que me interessou. De inicio o filme tinha cara de Bollywood, mas me conquistou logo de inicio pois o diretor Danny Boyle, caprichou na edição e no roteiro, sem contar que Anthony Dod Mantle (nosso diretor de fotografia do dia) conseguiu transformar o lado feio e pobre da Índia, em pura fotografia artística e não em um fotojornalismo cliclê.


O filme é baseado no livro "Q and A", lançado em 2005 e escrito por Simon Beaufoy. O filme foi vencedor de 8 Oscars. Já era de se esperar, não é mesmo?

Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos de idade, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto por toda a população indiana, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prémio de 20 milhões de rupias na versão indiana do programa televisivo "Who Wants To Be A Millionaire?". No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de fraude.

Numa tentativa de provar a sua inocência, Jamal conta a história da sua vida nas ruas e as aventuras com o seu irmão, e também a história do seu amor perdido, Latika. As perguntas mais importantes são: "O que faz um rapaz sem interesse no dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas?"

Para quem não sabe, o filme estreou nos EUA, no dia 12 de novembro de 2008 em apenas 10 salas de cinema. Em 26 de dezembro do mesmo ano, expandiu para 614 salas devido ao sucesso que estava fazendo.

2 comentários:

Bruna Diniz | 8 de janeiro de 2010 às 12:57

Um dos filmes que mais gostei.
A verdadeira realidade socioeconômica
do país foi passada no longa.
Amei as fotografias. Bom trabalho do DF gatão rs.
Quando o profissional é bom, as fotos
ficam maravilhosas sendo em um ambiente
estruturado ou não. ;)

Unknown | 12 de janeiro de 2010 às 17:08

muitoooooo bom filmes... ótima fotografia!!!