Eu assisti esse filme sem ler sinopse nem nada, o nome em inglês (Slumdog Millionaire) que me interessou. De inicio o filme tinha cara de Bollywood, mas me conquistou logo de inicio pois o diretor Danny Boyle, caprichou na edição e no roteiro, sem contar que Anthony Dod Mantle (nosso diretor de fotografia do dia) conseguiu transformar o lado feio e pobre da Índia, em pura fotografia artística e não em um fotojornalismo cliclê.
O filme é baseado no livro "Q and A", lançado em 2005 e escrito por Simon Beaufoy. O filme foi vencedor de 8 Oscars. Já era de se esperar, não é mesmo?
Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos de idade, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto por toda a população indiana, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prémio de 20 milhões de rupias na versão indiana do programa televisivo "Who Wants To Be A Millionaire?". No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de fraude.
Numa tentativa de provar a sua inocência, Jamal conta a história da sua vida nas ruas e as aventuras com o seu irmão, e também a história do seu amor perdido, Latika. As perguntas mais importantes são: "O que faz um rapaz sem interesse no dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas?"
Para quem não sabe, o filme estreou nos EUA, no dia 12 de novembro de 2008 em apenas 10 salas de cinema. Em 26 de dezembro do mesmo ano, expandiu para 614 salas devido ao sucesso que estava fazendo.
Diretor de Fotografia:
Nosso diretor de fotografia do dia, é um galã. Super charmoso. Seu nome é Anthony Dod Mantle, é britânico. Já ganhou diversos prêmios de iluminação e imagem.
Anthony viajou pelo mundo até seus 20 anos. Foi quando conheceu a Índia, e começou a reconhecer o seu amor crescente de uma fotografia silenciosa do país. Ele viu arte onde ninguém mais via. "Minha mãe é uma artista plástica e meu pai é um cientista", explica ele, "e eles sempre estavam tentando me tirar envolver em qualquer coisa artística de piano com a pintura. Quando eu voltei da Índia, eu resolvi estudar na London College of Printing, entrei e ali estudei durante três anos antes de começar a minha carreira. Então começei em alambiques de fotografia e, em seguida, mudei para filme. Lembro-me de fotografar o meu primeiro projeto de filme sobre uma câmera CP-16 (câmera fotógrafica para cinema), que foi um pouco estranho, um caixa enorme com uma lente muita engraçada na frente e uma caixa que parecia mais um pneu equilibrado em cima dela." Desde então, encorajado a prosseguir o seu fascínio por fotografia de cinema, Anthony entrou em um dos cinco únicos lugares disponíveis no Festival de Cinema da Escola Nacional da Dinamarca, a atenção para o país da Índia foi evidente.
Ele é diretor de fotografia de outros filmes também conhecidos, como "O Anti-Cristo" e "Caiu do Céu". Mais uma vez percebemos uma coisa aqui, Anthony trabalhou na maioria dos filmes de Danny Boyle, o diretor de "Quem quer ser um milionário?", sendo diretor também de "Caiu do Céu". Normalmente é sempre assim, o diretor do filme quando gosta do trablalho de seu DF, o mantém em todos os filmes possíveis, como vimos na postagem anterior sobre "A Lista de Schindler", onde Spielberg contrata o DF Janusz Kaminski para todos seus filmes.
No vídeo abaixo, Anthony fala sobre o filme "Quem quer ser um Milionário?":
Um dos filmes que mais gostei. A verdadeira realidade socioeconômica do país foi passada no longa. Amei as fotografias. Bom trabalho do DF gatão rs. Quando o profissional é bom, as fotos ficam maravilhosas sendo em um ambiente estruturado ou não. ;)
2 comentários:
Um dos filmes que mais gostei.
A verdadeira realidade socioeconômica
do país foi passada no longa.
Amei as fotografias. Bom trabalho do DF gatão rs.
Quando o profissional é bom, as fotos
ficam maravilhosas sendo em um ambiente
estruturado ou não. ;)
muitoooooo bom filmes... ótima fotografia!!!
Postar um comentário