Podem me encher o saco e falar que eu sou fã de western (não sou, sério), pois postei o filme Dança com Lobo a pouco tempo e agora estou postado outro filme estilo western. Mas eis que eu tenho uma boa justificativa.
O nome verdadeiro é 3:10 to Yuma.
Quando eu vi a capa, tive até um certo "pré-conceito" em assistir a mais um filme de estilo western. Afinal, todos acabam levando a história para o mesmo lado.
Só que esse filme me surpreendeu e muito. Ele é do tipo de filme que prende a atenção em todos os sentidos!A única coisa que eu dispensaria, são algumas cenas de ação demoradas demais, mas fora isso temos um bom roteiro, uma fotografia maravilhosa (logo perceptivel pela foto da capa), e sem contar um elenco incrível, com Christian Bale e Russell Crowe. E não, Clint Eastwood não está no filme. Mas é bom, eu garanto!
O diretor James Mangold já é macaco velho e traz na bagagem os filmes Johnny & June, Identidade, Garota, Interrompida, Encontro Explosivo e Cop Land!
Sinopse:
Dan Evans (Christian Bale) é um jovem rancheiro, que enfrenta dificuldades financeiras e está prestes a perder as terras onde vive com sua família. Após realizar mais um assalto a diligência, o perigoso Ben Wade (Russell Crowe) segue para uma pequena cidade do velho oeste. Lá ele é preso e logo é organizado um grupo para levá-lo até uma cidade distante, onde poderá ser enviado à prisão de Yuma através de um trem. Evans se oferece para integrar o grupo, desde que receba uma recompensa financeira que resolva seus problemas. A proposta é aceita, mas fazer com que Wade embarque no trem não será uma tarefa fácil, já que os demais integrantes de seu bando estão vindo em seu resgate.
A fotografia é um clássico de todo filme western, porém, são detalhes pequenos que a tornam muito mais limpa, bonita e transcedente. A maioria das cenas são diurnas, facilitando assim o trabalho de Phedon, e não usa muito DOF (Profundidade de Campo) e a consequência disso é um faroeste mais amplo, mais limpo e até mesmo muito mais calmo do que o normal. Tendo em vista que ele não produziu grandes filmes, esse é onde ele mais se destaca, pois se empenha em fazer um faroeste diferente, ao invés de usar as mesmas posições clássicas de qualquer filme bang-bang, ele mostra um estilo próprio.
Phedon Papamichael é outro que carrega uma bagagem boa! Tais como os filmes Em Busca da Felicidade (um dos meus favoritos), W., O Homem do Tempo (com Nicolas Cage), Identidade e Patch Adams. E quando citei que não acho que ele produziu grandes filmes, é porque são filmes em que a fotografia não se destaca tanto. (Com excessão de Patch Adams, é óbvio.).
Curiosidades:
- Os Indomáveis é uma refilmagem do longa com mesmo nome dirigido por Delmer Daves na época de 57. Eu não assisti, mas muitas críticas dizem que ele é mais romântico, não envolve essa "comédia" que o diretor tentou acoplar em algumas cenas.
- Russell Crowe foi a 1ª escolha do diretor James Mangold para o personagem Ben Wade, mas apenas pôde ser confirmado no papel após a desistência de Tom Cruise;
- As filmagens ocorreram entre 23 de outubro de 2006 e 20 de janeiro de 2007
- O nome de Russell Crowe não aparece nos créditos finais quando são citadas as pessoas que trabalharam com ele durante as filmagens. No lugar é sempre citado Ben Wade, nome de seu personagem no filme
- O orçamento de Os Indomáveis foi de US$ 50 milhões.
0 comentários:
Postar um comentário